Você já ouviu falar sobre uma comunidade de inovação?
Capaz de estimular a interação entre os setores de uma empresa e até diversificar a economia das cidades, essas comunidades entraram de vez na pauta dos profissionais de tecnologia, empresários e políticos nos últimos anos. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre essas comunidades e seu verdadeiro poder transformador.
Portanto, se você quer saber mais sobre o que é uma comunidade de inovação, para que ela serve e quais são os maiores exemplos que temos no Brasil, você veio ao lugar certo. Confira!
O que é uma comunidade de inovação
De acordo com o European Institute of Innovation & Technology (EIT): uma Comunidade de Inovação é simplesmente a inovação em ação. Essa comunidade cobre toda a cadeia de valor da inovação, indo desde a educação até a pesquisa, passando pela criação de negócios, demonstração, incubação de startups, marketing, comunicação e vendas.
É uma entidade viva que conecta pessoas e organizações em uma parceria dinâmica, pronta para se adaptar às novas realidades do seu campo e às necessidades e desafios emergentes de uma empresa, comunidade, cidade ou estado.
Essas comunidades colaboram com a inovação porque, à medida que compartilham suas ideias, podem sofrer mutações e crescer, especialmente quando se adaptam a novas condições.
— Charles Leadbeater, Editor do Financial Times e The Independent
Vale a pena dizer também que esse tipo de ferramenta territorial é mais do que um hub de inovação, que costumeiramente se assemelha à um coworking, à um espaço físico limitado de encontro de pessoas inovadoras.
Para que serve uma comunidade de inovação
Funcionando como uma espécie de “cola”, capaz de grudar diversas cabeças criativas e inovadoras em um só lugar, a comunidade de inovação pode servir para muitos fins, tanto para o poder público quanto para instituições privadas.
Amplia o leque de soluções
Por ser composto por um grupo de pessoas, a comunidade de inovação traz diferentes olhares sobre um problema e, com isso, diferentes soluções.
Mão de obra qualificada
Comunidades de inovação podem aglutinar a mão de obra qualificada em um só lugar, além de fomentar a profissionalização e qualificação de uma região.
Cultura e mentalidade
Empresas e prefeituras que dialogam com as comunidades de inovação podem melhorar sua cultura e a mentalidade dos funcionários, fazendo com que eles tenham contato com uma gama mais ampla e especializada de profissionais, pesquisadores e empreendedores de inovação.
Entidades que mapeiam as comunidades de inovação do Brasil
Ainda que uma comunidade de inovação já exista na prática, é importante que ela também seja mapeada por alguma entidade reconhecida do segmento para que suas ações tenham mais peso, principalmente quando falamos de pequenos municípios e cidades ainda pouco reconhecidas por seu mercado inovador.
Aqui vamos listar algumas das principais entidades brasileiras que costumam fazer levantamentos das comunidade de inovação do Brasil
ABstartups
Atuando desde 2011, a Associação Brasileira de Startups realiza mapeamentos de comunidades por região e atuação no país, mostrando anualmente os números de startups criadas.
Apesar de haver diferenças entre comunidades de inovação e comunidades de startups, é importante perceber que o mapeamento desse tipo de agrupamento de startups em um local pode também indicar a existência de uma comunidade inovadora.
Rede Mineira de Inovação
Fundada em 1997, RMI – Rede Mineira de Inovação é uma das maiores entidade de inovação de Minas Gerais, sendo responsável por integrar a pesquisa, a tecnologia e a inovação para que, juntas, propiciem negócios competitivos e, consequentemente, o fortalecimento de seus associados.
Exemplos de comunidades de inovação no Brasil
Enquanto lá fora contamos com casos como os do Research Triangle Park, Communitech e outros, no Brasil também temos diversos nomes de comunidades de inovação que tem feito história nos últimos anos.
Porto Digital
Começando como um APL (Arranjo Produtivo Local) de Tecnologia da Informação e Comunicação em Pernambuco ainda em 2008, o Porto Digital é ao mesmo tempo um parque tecnológico e um ecossistema que abriga 300 empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades.
Em sua base existem hoje mais de 9.000 profissionais altamente qualificados, sendo 800 deles empreendedores.
Comunidade RS
Finalista do Startup Awards 2020, a Comunidade RS, do Rio Grande do Sul, é hoje uma das que tem chamado mais atenção no desenvolvimento de startups no país.
Vale dos Inconfidentes
Considerada a comunidade de inovação mais promissora de Minas, e sendo a responsável por levar projetos de empreendedorismo digital e inovação para alunos da rede municipal de Mariana e Ouro Preto, o Valin — Vale dos Inconfidentes, é de longe um dos grandes exemplos de como uma comunidade de inovação pode impactar no ambiente social e econômico até de pequenas cidades do interior.
Com o potencial de criar soluções para diversos problemas e especializar a mão de obra local, uma comunidade de inovação pode trazer diversos outros benefícios para empresas e prefeituras.
Quer conhecer um pouco mais sobre outras grandes comunidades? Então confira a nossa lista com 8 comunidades de inovação de Minas que você precisa conhecer.
0 resposta