Ouro Preto e a comunidade de inovação mais promissora de Minas

Post escrito por:

Ouro Preto e a comunidade de inovação mais promissora de Minas

Quando o assunto é o ecossistema de startups de Minas Gerais ou as comunidades de inovação mais promissoras do estado, muito se fala sobre o que acontece no sul, no triângulo ou, claro, no centro de Minas, mais precisamente no San Pedro Valley. Porém, pouco ainda é dito sobre as redondezas de Ouro Preto e como as empresas desta região histórica tem apresentado excelentes resultados para o cenário de inovação nacional.

Quer entender um pouco mais sobre como o corredor histórico dos inconfidentes tem se tornado um campo promissor para o desenvolvimento de inovação? Então vem com a gente!

O que é uma comunidade de inovação?

Antes de mais nada é preciso definir o que entendemos por comunidade de inovação.

Esse ponto é importante, primeiro para separar o conceito de comunidade de inovação de comunidade de startups, e só então saber o que esperar dos atores desta comunidade.

Pois bem: enquanto uma comunidade de startups é costumeiramente formada por CEOs de startups e por pautas que giram em torno desse tipo de negócio — como é o caso do já citado San Pedro Valley —, uma comunidade de inovação diz respeito toda a cadeia de inovação, indo desde a educação até a pesquisa, passando pela criação de negócios, cultura digital, incubação de startups e a conexão com o estado e agentes locais

Uma comunidade de inovação é uma entidade viva, que conecta pessoas e organizações em uma parceria dinâmica, pronta para se adaptar às novas realidades, necessidades e desafios emergentes.

Nós, do Valin, somos uma comunidade de inovação, que abriga startups da região dos inconfidentes.

O caminho de Ouro Preto dentro da Inovação e tecnologia

Agora que você já sabe o que é uma comunidade de inovação, vale a pena dizer que não é de hoje que Ouro Preto tem traçado seu caminho para se tornar um grande berço de inovação e tecnologia em Minas Gerais.

Veja só: Criado em 1993, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFOP pode ser identificado como o pontapé inicial para a existência de um cenário de inovação digital na região, fazendo com que alguns anos mais tarde, em 2006, tivéssemos a Incultec, a primeira incubadora de empresas de base tecnológica da cidade.

Outro ponto importante da história de inovação de Ouro Preto é marcado em 2007, com o surgimento da Gerencianet, a primeira grande empresa de tecnologia 100% ouropretana, responsável por, hoje, empregar mais de 160 pessoas em áreas como programação, design, UX, análise de dados e vários outros segmentos de TI.

Já nos anos 2010 apareceram na cidade as primeiras startups, como a AS31, de biotecnologia, as EcoMud, Element, GMTech e Reuse, do Complexo Minerall, um grupo formado por iniciativa da Samarco, além de outras grandes empresas de base tecnológica, como Stilingue e Usemobile.

Valin e a inovação além da mineração

Em março de 2018 nasceu o Valin, o Vale dos Inconfidentes, a comunidade de inovação de Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Ela foi a responsável por trazer pela primeira vez para as cidades, edições de eventos de peso como o Startup Weekend Mariana, Startup Weekend Congonhas, TEDxMariana, WIAD, GAAD, além de ser a primeira comunidade da região mapeada pela SEDE — Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e a primeira inserida na base da ABstartups.

Ao entregar festivais, meetups e projetos que fizessem o diálogo entre inovação e tecnologia com cultura, arte e sustentabilidade, o Valin abriu um caminho para que o  empreendedorismo inovador de Ouro Preto e Mariana fosse além da mineração, procurando uma saída real para a diversificação econômica da região.

VALIN WEEK: o maior EVENTO DE INOVAÇÃO de OURO PRETO
Valin Week: o principal evento da comunidade, com foco em economia criativa e na diversificação da economia local

Cenário promissor

Com um belo histórico de educação tecnológica, vários centros de ensino de inovação, incubadoras, empresas de base tecnológica e startups consolidadas, diversos agentes de inovação (como SEBRAE e FIEMG), um projeto de Parque Tecnológico e uma comunidade de inovação focada na real diversificação econômica, Ouro Preto — que, além de tudo isso, é um dos cartões postais mais conhecidos do país, situado a pouco mais de 100km de Belo Horizonte — é hoje uma das cidades mais promissoras para quem deseja investir em inovação em Minas Gerais. 

Quer saber mais sobre a comunidade de inovação de Ouro Preto e as oportunidades de negócios que temos na região? Então mande um e-mail para contato@valedosinconfidentes.com.br

0 resposta

Sair da versão mobile