Não se falava muito sobre inovação digital no Brasil em 2003. Ainda levaria um tempo para vermos o Cristo Redentor decolando na capa da The Economist, mas não muitos anos para termos a nossa primeira startup sendo comprada pelo Google — no caso, a belorizontina Akwan. Porém, neste mesmo 2003, o Skype, um conhecido app de troca de mensagens por voz, já dava o primeiro passo para o surgimento do que hoje é o Startup Estonia: um dos maiores programas de inovação da Europa.
Comprado em 2005 pelo eBay por 2,6 bilhões de dólares, apenas 2 anos após seu lançamento, o Skype fez com que a Estônia, um pequeno país da antiga União Soviética, ganhasse bastante destaque no cenário tecnológico mundial e, com o passar do tempo, desenvolvesse um modelo de governança digital inédito no mundo.
É sobre essa história e os resultados dela que irei falar aqui nesse post.
Um país que entendeu a importância do Governo Digital
Em 2022 será marcado o aniversário de 30 anos da primeira eleição da Estônia após a sua saída de um período protagonizado por militares no poder com tentativas de golpes por parte dos Estados Unidos. De lá para cá, o país teve dez governos com sete diferentes primeiros-ministros eleitos.
Soa levemente familiar, não é mesmo?
Pois bem, a princípio pode parecer que a história recente dos estónios pareça um pouco com a nossa aqui do Brasil, mas as semelhanças entre os dois países acaba por aí mesmo.
Com cerca de 1,325 milhão de habitantes —metade da população apenas de Belo Horizonte se formos comparar —, foram precisos poucos anos para que o país tivesse seu primeiro “unicórnio” e seu primeiro parque tecnológico (o Tartu Science Park), e duas décadas para que fosse o primeiro lugar do mundo a oferecer residência eletrônica.
Chamado e-Residency, essa residência funciona como uma espécie de identidade digital emitida pelo governo, fornecendo acesso transparente ao ambiente de negócios da Estônia através da internet. Ou seja: com esse documento é possível estabelecer e dirigir uma empresa, assinar documentos, fazer transferências bancárias, apresentar declarações fiscais e conduzir outros negócios na Estônia apenas pela web.
Todo esse movimento do Estado em busca de se tornar um Governo Digital fez com que a população do país criasse uma ideia de cultura digital bastante profunda, e, por isso, não é qualquer startup que consegue se destacar em seu ecossistema.
“Sem papo furado”: o modelo do Startup Estonia
Enquanto nos últimos anos fomos bombardeados por coaches quânticos e empreendedores de palco, no site oficial do principal ecossistema de startups da Estônia, gerido pelo governo, temos no topo de motivos para se investir no país a frase
A Estônia é o lugar perfeito para testar e estabelecer sua ideia. Aqui você vai encontrar pessoas sem papo furado, que vão dizer o que funciona e o que não funciona.
De acordo com o mesmo site, o motivo para isso é simples:
- Os habitantes da Estônia começam a ter educação tecnológica desde a infância, ainda nas escolas
- Você pode criar sua empresa pela internet em 15 minutos e resolver todo o pagamento de impostos em apenas 3
- Os impostos são extremamente baixos
- O ecossistema de inovação da Estônia funciona em sincronia com Estado, como um projeto do governo para fazer o país se desenvolver
- A qualidade de vida é bem alta
- 51% do país é coberto por florestas e o ar é bastante limpo
Repare que a forma com que esse ecossistema de startups se vê inserido no cenário do país. Tudo, do meio ambiente à educação básica, é motivo para que as startups sejam melhor resolvidas e o país se torne mais atrativo para projetos de fora.
A estratégia adotada pela comunidade de inovação do Startup Estonia para os próximos 6 anos gira em torno da importância de uma mentalidade de startups com tudo incluído, tornando o projeto onipresente em todos os negócios, no setor público e na sociedade.
As ofertas e resultados
Com 1198 empresas estabelecidas em sua base, o Startup Estonia apresenta excelentes resultados em seus pouco mais de 6 anos de existência, empregando, hoje, mais de 6000 pessoas.
Tudo isso em um local que já conta com 3 unicórnios: Skype, Pipedrive e Playtech.
Saiba mais sobre o Startup Estonia e o e-Resident
- Site oficial do Startup Estonia: startupestonia.ee
- Site oficial do e-Resident: e-resident.gov.ee
- Aproveite também para ler sobre o Start-up Chile
0 resposta