Com mais da metade da população mundial vivendo hoje em espaços urbanos, se preocupar com o investimento em tecnologia se tornou algo mais do que essencial para o bom desempenho de governos e empresas.
Não por acaso, o Centro de Estudo de Telecomunicações da América Latina já apontou que aumentar o índice de digitalização em 1% equivale a um aumento de 0,32% no PIB. Em outro estudo, dessa vez da Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que para cada 1% a mais investido em TI, o lucro da empresa aumenta 7% após dois anos.
Agora, pensando no caso de Ouro Preto, porque empresas, investidores e, claro, governo, deveriam apostar em tecnologia aqui na cidade? Será que temos um ambiente inovador realmente atrativo?
São essas e outras perguntas que iremos responder aqui no post. Confira!
Empreendedores e PMEs
De acordo com o estudo “Framework for growth and sustainability of urban tech innovation ecosystems”, do Banco Mundial, empreendedores e pequenas e médias empresas são a base para um ecossistema de inovação e tecnologia, afinal, são eles que impulsionam a oferta e a procura de inovação.
Por causa dessa demanda, instituições, incluindo governos, universidades, centros de pesquisa, organizações e outros, criam e espalham conhecimento, um fator chave para a inovação.
Com vagas para Engenheiro(a) de Software, Analista de Infraestrutura de Ti Cloud, UX Researcher, DevOps e vários outros cargos, empresas de tecnologia de Ouro Preto, como Gerencianet, Usemobile e Stilingue, mostram que existe uma grande demanda e produção local de P&D.
Informação e conhecimento
Informação e conhecimento são dois dos pilares principais para a existência de um ecossistema de inovação de qualidade.
Indo além da educação formal — representada em Ouro Preto com a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), um campus do IF e diversas faculdades particulares —, informação e conhecimento podem ser medidos pela quantidade de STEM (Science, Technology, Engineering and Math ou Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) demandada por uma comunidade, tanto por empresas locais, quanto para a compreensão de eventos e oficinas ofertadas na região e para a solução de problemas regionais.
Lei municipal de inovação
Aprovado na Câmara Municipal no final de 2018, a Lei municipal de inovação de Ouro Preto surge em um cenário de avanço da cidade e busca reduzir a alíquota relativa aos serviços de tecnologia e conceder outros incentivos fiscais às empresas de base tecnológica instaladas no município.
O projeto também prevê soluções inovadoras que visam fomentar a criação de novas políticas públicas e garantir sustentação e apoio ao crescimento de negócios, beneficiando as empresas já estabelecidas no município e atraindo novos empreendimentos para Ouro Preto.
Influenciadores de inovação e tecnologia
Tida como uma das comunidades de inovação mais promissora de Minas, o Valin atua em Ouro Preto, Mariana e Itabirito, como uma espécie de vitrine do que tem sido produzido na região e influenciando pessoas, governos municipais e empresas júnior e PMEs a adotarem a cultura digital e a inovação em seu dia a dia.
Com isso, mantemos a compreensão das pautas mais importantes de TI, mesmo em cidades pequenas e tradicionais do interior do estado.
Como você viu por aqui, existem diversos motivos para se investir em tecnologia em Ouro Preto. Portanto, se você está procurando um lugar promissor para apostar as suas fichas, este lugar pode ser um dos principais cartões postais de Minas Gerais.
Quer saber mais sobre a comunidade de inovação de Ouro Preto e as oportunidades de negócios que temos na região? Então mande um e-mail para contato@valedosinconfidentes.com.br
0 resposta