Startup Weekend: o guia definitivo para você organizar uma edição

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Startup Weekend Mariana, realizado em 2019

Realizado pela primeira vez em 2007 na pequena cidade estadunidense de Boulder, no Colorado, o Startup Weekend é um evento onde, durante um final de semana, diversas pessoas com veia inovadora e empreendedora buscam maneiras de tirar uma ideia de startup do papel e validá-la. 

Em Minas Gerais, a estreia do Startup Weekend ocorreu não na capital, Belo Horizonte, mas, sim, em Itajubá, ainda em 2013, alguns meses antes da edição belorizontina.

De lá para cá o estado se tornou uma grande referência, tanto na criação de novas startups quanto na realização deste evento, sendo um dos 3 com maior número de edições por ano.

No entanto, apesar de muitos estudantes e empreendedores já terem validado suas ideias nessa espécie de hackathon, várias cidades ainda não tiveram sua própria versão do Startup Weekend. 

Além disso, diversos organizadores veteranos tem, cada vez mais, passado o bastão para uma nova geração ainda “crua” nesse tipo de produção. 

Por isso, apesar de não gostarmos do termo “guia definitivo”, criamos esse guia com várias dicas ainda pouco difundidas para quem está pensando em realizar sua primeira edição do Startup Weekend.

Mas, antes, nada melhor do que entender um pouco mais sobre o que é, na real, esse evento.

O que é Startup Weekend

A ideia do SW é relativamente simples: reunindo pessoas que entendam de programação, design e negócios, a ideia é que, juntas, elas consigam criar uma startup do zero em um fim de semana, começando na noite de sexta-feira e indo até a noite do domingo.

Tire a sua ideia do papel durante o Startup Weekend

Para ajudar essas pessoas, temos mentores experientes, selecionados pelo time da organização, que irão colaborar com a ideação dos projetos.

Todo o processo criativo do Startup Weekend se assemelha com os processos do Design Thinking, porém, aqui o nome da jornada é “Zero to Hero”. Funciona assim: 

  • Zero: ponto de partida do empreendedor;
  • Ideia: ideias que foram escolhidas para serem testadas no fim de semana;
  • Validação do Problema: ponto onde se verifica se a ideia corresponde a um problema real;
  • Validação da Solução: com o problema definido, é hora de validar a solução;
  • MVP: Mínimo Produto Viável ou solução mínima que se coloca à disposição do público-alvo para feedbacks;
  • Hero (ou Pitch): apresentação da ideia juntamente com o modelo de negócios como um todo para convidados e jurados (geralmente empreendedores com mais experiência e até possíveis investidores).

Vale dizer que aqui neste guia não vamos apresentar os itens necessários para fazer um pedido de organização de uma edição do Startup Weekend, uma vez que todo o passo a passo pode ser encontrado no site oficial da Techstars. Por isso, se estiver em buscas de informações iniciais, indicamos dar uma lida no manual deles.

Por que organizar uma edição do Startup Weekend?

É aqui que nós começamos a ir um pouco além do básico neste guia. 

De maneira geral, é interessante participar na organização de um Startup Weekend para se desenvolver como empreendedor e até mesmo criar, aumentar e solidificar seu network. Porém, é possível que grupos diferentes da sociedade tenham motivos distintos para produzir uma edição do SW, seja em sua empresa ou cidade.

Empresas

Os eventos da Techstars (responsável pelo Startup Weekend) oferecem uma série de oportunidades para combinar os objetivos da empresa com o público e local certos.

Além disso, marcas de tecnologia e inovação podem ganhar bastante em branding ao desenvolver seu próprio Startup Weekend.

Governos

Nos últimos anos vimos uma verdadeira explosão de eventos de inovação com foco em startups no país. O problema é que nem todos conseguiram atingir os níveis de engajamento ou relevância necessários para a comunidade.

De olho nisso, os governos (principalmente os municipais) podem, por meio de seus agentes de desenvolvimento e a sociedade, pensar em organizar um Startup Weekend, pensando nos benefícios de se explorar um nome reconhecido como referência na área de inovação em prol da população empreendedora.

Também é bom destacar o papel do SW na criação de uma importante cultura de startups na cidade.

Instituições de ensino

Universidades, escolas e faculdades podem ter no Startup Weekend um caminho para testar as capacidades inovadoras dos alunos e ainda criar um vínculo com a comunidade onde a instituição está inserida.

Sociedade

De forma geral, as pessoas que organizam uma edição do evento acabam se juntando a uma extensa rede de organizadores, competentes e conectados em todo o mundo. 

Com isso, é possível desenvolver habilidades organizacionais e pessoais que ajudarão a expandir seu portfólio de trabalho e a avançar seu desenvolvimento profissional, além de obter acesso a oportunidades de trabalho exclusivas na rede Techstars por meio do Techstars Talent.

Como organizar uma edição do Startup Weekend?

Agora que você já entendeu os motivos (certos) de se organizar um Startup Weekend, é hora de conferir algumas das principais dicas para quem está pensando em produzir sua primeira edição.

Conheça bem (mesmo!) o ambiente

Tenha os pés no chão quanto ao ecossistema de empreendedores e de inovação do seu ambiente, seja uma empresa ou cidade.

É fácil ser atraído pela ideia de realizar um Startup Weekend: o evento tem uma excelente energia, é conhecido no mundo todo e traz ótimos resultados tanto para quem recebe quanto para quem organiza uma edição. No entanto, a vibe das pessoas onde você trabalha ou mora pode não ser a mesma que sua.

Cidades onde existem poucos agentes de inovação ou empreendedorismo — como agências de desenvolvimento ou braços do sistema S (SEBRAE, SENAI, etc) — podem não ser um ambiente favorável para a realização de um evento como este.

Depois de participarmos na organização de SW’s em Belo Horizonte e no interior de Minas, podemos ver que os lugares onde o retorno foi mais favorável tinham disponíveis:

  • Universidades (de preferência federais);
  • Grupos de empreendedores;
  • Associações e/ou comunidade de inovação;
  • Governo ou lideranças com profundo entendimento de cultura digital;
  • Acesso a mercados e investidores.

Defina o tipo de evento

Com a pandemia do novo Coronavírus e suas variantes, começaram a surgir as primeiras edições on-line e híbridas do Startup Weekend, algo que pode ser visto como uma saída para esse momento de crise sanitária.

Além disso, caso você esteja organizando o evento pela primeira vez, mas já tenha tido uma edição anterior do SW em sua região, é possível pensar em uma vertical/temática. Algumas que podem ser exploradas hoje são: food, music & arts, pets, LGBTQIA+, sustentabilidade e smart cities.

Encontre apoiadores e patrocinadores

Antes de preencher o formulário de interesse para a organização do Startup Weekend, aconselhamos você a dar uma olhada nos possíveis apoiadores e patrocinadores do seu evento, principalmente no caso de uma edição híbrida ou presencial.

Nomes como o SEBRAE e prefeituras municipais costumam ser ótimos apoiadores desse tipo de evento, facilitando itens como local, estrutura, transporte, hospedagem, divulgação e até parte da alimentação. Só que eles não facilitam o patrocínio, algo extremamente importante para a obtenção de itens como alimentação, marketing e brindes.

Aqui mora a importância de se ter na região um ecossistema de empreendedores ligados e interessados na inovação digital, capazes de compreender esse tipo de evento.

Escolha a melhor data

Uma dica da Techstars é ter uma janela de 2 meses entre a sua edição do Startup Weekend e a outra mais próxima da sua região. Só que é preciso ir além nessa dica e pensar em outros detalhes:

  • Clima — tanto para eventos on-line quanto presenciais é preciso ficar de olho na recorrência de chuvas da sua região para evitar problemas tanto na transmissão quanto no engajamento dos participantes;
  • Período de férias — como parte dos participantes do Startup Weekend costuma ser de alunos, pode ser interessante evitar a realização nos períodos de férias, quando, em muitos dos casos, estes jovens acabam voltando para a sua cidade natal ou embarcam em outros compromissos;
  • Eleições — como as prefeituras municipais costumam ser boas apoiadoras para a realização do Startup Weekend, pensar em uma realização fora de períodos eleitorais pode facilitar bastante a vida da organização.

Coloque a prefeitura e as instituições de ensino no rolê

Evite o papo de “menos estado” por aqui.

Pense nas prefeituras municipais e em agentes do estado, também no âmbito Estadual e Federal, como sendo parte de um estado empreendedor, capaz de fomentar a inovação em sua região, investindo justamente em pontos onde a iniciativa privada pode não ver interesse. Para entender um pouco mais sobre esse papel que o governo pode desempenhar, indicamos o nosso artigo onde falamos sobre o case do Start-up Chile, um dos maiores projetos de aceleração de startups do mundo.

Além de ajudar na parte de apoio, que já falamos agora a pouco, as prefeituras podem também fazer parte do network, conectando várias pontas necessárias não só para o seu evento quanto para a continuação e o crescimento de sua comunidade de inovação.

Por fim, não deixe de fora as instituições de ensino superior particulares e até aquelas de ensino médio.

Falar com pessoas ainda mais novas (entre 14 e 17 anos), porém, moradoras da sua região, pode ser interessante para ampliar o público do evento até mesmo em épocas de menor adesão dos universitários. Isso também pode ajudar na adesão de novos nomes e marcas em outros projetos da sua comunidade inovadora e no ecossistema como um todo.

Saiba passar o bastão

Por último, mas não menos importante, é imprescindível pensar, mesmo em seu primeiro evento, que um dia você terá que passar o bastão da organização para mais membros da comunidade.

Ter isso em mente desde o começo ajuda a escolher os melhores integrantes para a organização, a mensurar os resultados de cada Startup Weekend e a entender como fazer uma nova edição ainda melhor do que a anterior.

Logo, não tenha medo de pensar na sua participação no evento como sendo uma série boa, com começo, meio e fim pensados previamente — breaking bad foi assim 🙂


Antes de organizar um Startup Weekend, como você sabe, é preciso ter participado de alguma organização. Portanto, que tal participar da próxima que faremos aqui na região histórica de Minas Gerais.

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