Produção de games em Minas: números e cases para ficar de olho

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Um segmento ainda pouco comentado no meio da cultura digital e do fomento à inovação é o da produção de games em Minas.

Com grandes cases de sucesso e uma articulação cada vez maior com estúdios de renome e com o governo, este eixo da economia criativa tem se mostrado bastante promissor para o desenvolvimento artístico e econômico do estado, ainda que uma boa parcela do público geral não conheça seus números e seu potencial.

No entanto, como nosso papel é o de fomentar a inovação e a cultura digital em Minas Gerais, resolvemos trazer por aqui um breve apanhado dos resultados e nomes que o mercado mineiro de games tem oferecido.

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Números da produção de games em Minas

De acordo com um relatório publicado em 2022 pela GAMinG – Associação Mineira de Jogos Digitais, no ano passado as produtoras e estúdios mineiros de jogos digitais abriram cerca de 117 vagas, sendo, dessas, 97 de empregos fixos.

Essa mão de obra foi a responsável por desenvolver 45 jogos e lançar oficialmente 5, para plataformas como PC, celulares e videogames.

Principais empresas mineiras de games

Apesar de ser relativamente novo, esse mercado de produção de games em Minas traz nomes de empresas com diferentes portes, sendo responsáveis por contratos e jogos de peso.

Rogue Snail

Hoje, a sede da Rogue Snail fica no Distrito Federal, no entanto, esse importante nome para o mercado de games do país, detentor de um contrato de distribuição de game com a Netflix, surgiu em Minas Gerais, onde continua fomentando a indústria criativa com parte de sua mão de obra.

Umbu Games

Criada em 2015, a Umbu Games conta com algumas dezenas de funcionários, uma aceleração pelo programa Gamefounders e, também, um endereço na capital mineira. Com tudo isso, a empresa tem impactado positivamente o mercado com lançamentos de diversos estilos, inclusive para clientes como a Nickelodeon.

Long Hat House

Fundada em 2014 por ex-alunos do curso de ciência da computação, da UFMG, a Long Hat House ganhou um enorme destaque após vencer uma edição do SBGames, maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação.

São da Long Hat House dois dos grandes jogos produzidos em Minas Gerais nos últimos anos: Magenta Arcade e Dandara.

Grandes jogos produzidos em Minas Gerais

Estas e outras empresas fomentam a economia criativa de Minas Gerais com seus produtos culturais, que são os jogos. Aliás, grandes jogos.

Dandara

Trailer do premiado “Dandara”, da Long Hat House

Dandara é um jogo de plataforma onde a protagonista, Dandara, baseada na guerreira negra Dandara dos Palmares, escrava fugitiva e esposa de Zumbi dos Palmares, precisa combater inimigos dedicados à opressão. 

Produzido pela Long Hat House e distribuído pela queridinha dos indie gamers, Raw Fury, Dandara foi listado pela revista TIME como um dos melhores jogos de 2018 e teve sua versão atualizada indicada pela Apple como melhor jogo para Apple TV em 2020.

Relic Hunters: Rebeldes

Relic Hunters: Rebels, o primeiro case de game nacional com a Netflix

De autoria da Rogue Snail, Relic Hunters: Rebeldes é o primeiro game mobile da empresa, no entanto, este lançamento chegou com o pé na porta ao ser lançado pela plataforma da Netflix, ainda em maio de 2022.


Com as startups perdendo cada dia mais o seu brilho no mercado de inovação, os jogos digitais tem se mostrado um segmento mais interessante para quem deseja entrar e investir, tanto no setor de tecnologia, quanto no de cultura digital.

Por isso é importante ficar de olho no setor de produção de games em Minas, afinal, bons nomes e grandes cases já saíram por aqui (e outros tantos ainda devem surgir em nosso Belo Horizonte nos próximos meses)

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