Vale dos Inconfidentes
Anunciado no mês de abril, o Parque Tecnológico Minero-Metalúrgico será um ambiente de inovação público-privado a ser construído na antiga fábrica de tecidos de Ouro Preto.
Administrado pela Fundação Gorceix, este local terá como foco as pesquisas em tecnologias minero-metalúrgicas, demandando, assim, uma boa quantidade de mão de obra especializada.
Com o início das atividades do parque (previstas para 2026), estudantes do curso de Engenharia de Minas terão fortes chances de atuar em pesquisas deste ambiente de inovação.
Áreas de beneficiamento de minerais e minérios terão espaço no Parque Tecnológico, gerando vagas para estudantes de Engenharia Metalúrgica.
Pesquisas em logística, com foco em ferrovias, também são esperadas para o ambiente, proporcionando oportunidades para estudantes e profissionais da área.
Com a chegada da Boston Metal no Campo das Vertentes, as pesquisas com reaproveitamento de rejeitos, principalmente para a fabricação de aço verde, terão ainda mais destaque dentro do Parque Tecnológico Minero-Metalúrgico de Ouro Preto
O setor de tecnologia é hoje o terceiro que mais impacta no PIB de Ouro Preto, por isso é de se esperar ainda mais investimentos neste segmento por aqui nos próximos anos.