
Desde 2018, diversos nomes vêm fomentando a pauta da inovação na região do quadrilátero ferrífero.
Dois dos principais são o Valin — Vale dos Inconfidentes, comunidade de inovação presente na região de Itabirito, Ouro Preto e Santa Bárbara, e o Inova Vertentes, ecossistema das redondezas de São João Del Rei.
Neste post vamos conhecer mais sobre o segundo caso, do Inova Vertentes, sua história, empresas e entidades que compõem o ecossistema e motivos para quem investe e empreende olhar com atenção para esta belíssima região de Minas.
A história do Inova Vertentes
O Inova Vertentes começa a ser consolidado em São João Del Rei e no Campo das Vertentes entre 2017 e 2018, através de um movimento pelas instituições de ensino superior em conjunto com o Rockfort, um hub de inovação local.
Na época, dessa interação com os parceiros, foram realizadas duas edições de uma semana de inovação e hackathons promovidas pelas instituições, contando com alguns parceiros pontuais do Sistema S.
Um pacto pela inovação
Entre 2020 e 2021, a governança do ecossistema de inovação de São João del-Rei avançou com a assinatura de um pacto pela inovação, envolvendo representantes do mercado, instituições de ensino superior e entidades de apoio como o Sistema S.
Apesar disso, as mobilizações continuaram desafiadoras, e solicitações para a atuação de um agente de inovação foram feitas ao Sebrae, que, no entanto, não atendia a essa demanda na região.
Diante da falta de metodologia e orquestração, a UFSJ, representada pelo professor Paulo Granjeiro, e o Rockfort Hub de Inovação, na figura de Rodrigo Braga, submeteram um projeto à FAPEMIG para organizar o ecossistema.
Assim nasceu o ProInova, iniciativa que impulsionou o fortalecimento da cultura empreendedora, a incubação de novos negócios e a integração dos atores da tríplice-hélice.
Grandes empresas de tecnologia do campo das vertentes
Todo esse movimento do Inova Vertentes não nasceu do nada, uma vez que na região de São João Del Rei são encontradas diversas empresas de base tecnológica de peso.
Dentre várias, podemos destacar a SH3 Sistemas, especializada em soluções para gestão pública; a Smart Compras, que conecta instituições de saúde com fornecedores em todo o Brasil; a Uai Rango, startup de delivery de comidas com mais de um milhão e meio de downloads do aplicativo e quase 1 bilhão de reais transacionados, além, é claro, da presença da Boston Metal, especializada na produção de metais de alto valor, na vizinha Cel. Xavier Chaves.

Inovação na UFSJ
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), criada pela Lei 7.555 de 18 de dezembro de 1986, inicialmente como Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei), se destaca na promoção da inovação e do empreendedorismo em Minas Gerais.
Por meio da Indetec, sua incubadora de empresas de base tecnológica, a Universidade impulsiona o desenvolvimento de startups não apenas em São João del-Rei, mas também nas regiões onde estão localizados seus demais campi, como Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Sete Lagoas e Divinópolis.
Além disso, a universidade possui forte atuação em robótica, com o Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas (CyRoS), fundado em 2010, que se dedica à criação de tecnologias voltadas para a promoção humana, com ênfase em design universal e sustentabilidade.
Composto pelas entidades que vimos por aqui, e também IFSUDESTEMG, Senai, Senac, OAB, Sebrae, Sindcomércio, ACI Del Rei/CDL, Prefeitura Municipal, Sala Mineira do Empreendedor e Câmara de Vereadores, o Inova Vertentes vem mostrado que além de história, existe muita inovação no interior de Minas.