Santa Bárbara: energizando a inovação no interior de Minas

Matriz de Santo Antônio Tombada pelo IEPHA/IPHAN/CONSELHO MUNICIPAL - Este belo templo oitocentista teve sua construção iniciada no princípio do povoamento nesta região por volta de 1713 e foi parcialmente concluída em meados dos anos 1800.

Protetora contra as tempestades, raios e trovões, Santa Bárbara é uma das santas mais antigas da igreja católica, ao lado de outros nomes como São Jorge, São Bento e Santo Agostinho. No entanto, a cidade mineira que traz este mesmo nome não recebeu o título por conta de suas características meteorológicas.

Colonizado pelo bandeirante paulista Antônio Silva Bueno, no dia 04 de dezembro de 1704, o município foi batizado com a alcunha da santa que faz aniversário nesta mesma data. 

Mas é claro que não foi só o clima e a história de Santa Bárbara que fez com que o Valin chegasse até a cidade. A comunidade, nos últimos anos, descobriu que, além de tradição, por ali não haveria tempo ruim para o desenvolvimento do ecossistema local de inovação.

Oportunidades de Santa Bárbara quanto a inovação e educação tecnológica

  • Presença de uma robusta política municipal de inovação;
  • Hub de inovação municipal em funcionamento;
  • Proximidade com a capital, Belo Horizonte;
  • Boa qualidade de internet banda larga (fibra óptica);
  • Proximidade com grandes polos de educação: campus UFMG, IFMG e UFOP dentro de um raio de 100km;
  • Oferta de escolas municipais e estaduais na cidade;
  • Secretaria municipal de desenvolvimento econômico com foco também na inovação;
  • Grande volume de compensação financeira (CFEM) a ser direcionada pelo poder público para a educação pública, saúde e diversificação econômica.

Ecossistema de inovação de Santa Bárbara

Levando a quíntupla hélice (governo, academia, mercado, comunidade e meio ambiente) como principal framework para o desenvolvimento de nosso ecossistema de inovação local, mapeamos os seguintes agentes atuando em Santa Bárbara.

Governo: política e hub municipal de inovação

Em 2019, a prefeitura de Santa Bárbara, juntamente com a câmara municipal, instituiu a sua Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma das primeiras da região.

No texto foi criado o arcabouço legal para o Hub de Inovação 5.0, uma ferramenta pública que funciona em um espaço de mais de 121m2, com acesso à internet, salas de reuniões e muito mais.

Mercado: agropecuária e mineração

A cidade é também a casa do Mel Santa Bárbara, um dos mais conhecidos (e consumidos) em Minas Gerais, mostrando o potencial de suas empresas do segmento de alimentos, incluindo as fazendas especializadas na produção de Queijo Minas Artesanal.

Além disso, como em toda região, contamos com grandes stakeholders da indústria extrativista (mineradoras), que apoiam e contratam empresas locais de diversos ramos, inclusive de tecnologia.

Casa do Mel, em Santa Bárbara — Foto: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara

Academia: UFMG e Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas

A pouco mais de 40 km de Santa Bárbara, em João Monlevade, temos o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, da UFOP,  com cerca de 1.328 alunos e 98 professores.

Já em um raio de 100km, temos a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que entrega 91 cursos de graduação, sendo 72 bacharelados, 18 licenciaturas e 1 superior de tecnologia para mais de 34.482 alunos, de acordo com os dados de 2021.

No mesmo raio de 100km temos ainda 3 campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e do CEFET MG.

Comunidade: Valin, comida de verdade e cultura local

Na cidade de Santa Bárbara, o Valin se conecta com a comunidade pensando a inovação através do contexto local. Por isso, além de alinhar com os stakeholders a visão de futuro para o desenvolvimento tecnológico da região, também levamos em conta a cultura da cidade.

Em nosso campo de atuação prioritário está o desenvolvimento de tecnologias que englobam:

  • Uso de tecnologia na produção de comida de verdade (sem agrotóxicos);
  • Tecnologias para o setor de gastronomia;
  • Ofertas de inovação no segmento de turismo;
  • Design de produtos para a movelaria;
  • Geração não poluente de energia.

Meio ambiente: abelhas e a preservação ambiental

Santa Bárbara é uma cidade que vem pensando na produção tecnológica junto à sustentabilidade de seu meio ambiente — não por acaso, a pasta da prefeitura que cuida do empreendedorismo no município recebe o nome de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação.

E como uma cidade verde, que tem como grande nome local uma produtora de mel, extremamente conectada com a preservação do meio ambiente, Santa Bárbara se junta ao Valin na busca por formas de se tornar cada vez mais (com ajuda das novas tecnologias)  um exemplo frente à crise climática a qual vivemos.


Outras cidades onde o Valin está presente