Saiba o que é uma startup e como criar a sua

Saiba o que é uma startup e como criar a sua

Mas o que é essa tal de startup”? Muita gente já deve ter ouvido (ou até mesmo dito) essa frase por aí. E não é por menos: apesar do termo startup estar pipocando por todos os lados, é bem verdade que até outro dia pouca gente havia ouvido falar a respeito dele.

Criadas por ali, entre o final da década de 1990 e começo dos anos 2000, as primeiras startups surgiram durante a primeira bolha da internet trazendo nomes como os da extinta GeoCities e os de gigantes da atualidade como Google e Netflix. No entanto, ainda hoje não é uma tarefa nada fácil definir e, principalmente, criar uma startup. Mas, se você deseja saber um pouco mais sobre este tipo de negócio que tem dado o que falar por aí, pode deixar que iremos te explicar direitinho aqui no post.

Vem com a gente!

O que é uma startup?

Primeiro, vamos começar pelo básico explicando o que, afinal, é uma startup.

De acordo com Neil Blumenthal, co-fundador e CEO da Warby Parker

“uma startup é uma empresa que trabalha para resolver um problema em que a solução não é óbvia e o sucesso não é garantido”

Ou seja: ela depende do sucesso dessa inovação para conseguir crescer.

E aí, como estamos falando de uma solução nova no mercado, uma das primeiras tarefas dos responsáveis pela startup é levantar uma quantia razoável de recursos para desenvolver ainda mais aquele produto ou serviço. Para fazer isso, eles têm que apresentar um forte argumento (ou um excelente protótipo) que apóie a afirmação de que sua ideia é realmente nova e melhor do que qualquer outra disponível. 

Quais são as características de uma startup?

O raio-x de uma startup e seus processos

Bem, agora vamos aprofundar um pouco mais o assunto trazendo um raio-x com as principais características de uma startup. 

Inovadora

A primeira parte é essa: inovação. Uma startup precisa trazer algo de diferente ao mercado e, por causa disso, encarar a incerteza a respeito do sucesso. 

Incerta

Ainda que a startup comece com um belo projeto e um modelo de negócios capaz de trazer bons resultados, a verdade é que não existem precedentes sobre aquele caminho. Por isso o sucesso, aqui, não é garantido. 

Repetível

Já dizia o poeta que quem sabe, faz ao vivo… e várias vezes. 

Se o negócio daquela startup não pode ser oferecido em larga escala e sem nenhum tipo de limitação, ele simplesmente não funciona. Por isso é importante que a empresa ofereça formas de flexibilidade ou customização para multiplicar e alcançar mais clientes. 

Escalável

Uma startup também precisa ter uma ampla possibilidade de crescimento, fazendo isso sem consequências às suas operações. 

Digital

Por fim, devemos deixar claro por aqui que uma startup precisa ter uma bela base digital. 

Ainda que marcas como Uber e iFood no final das contas acabem entregando um serviço ou produto analógico, a ponte do meio do caminho é sempre 100% digital — uma característica que também acaba ajudando a empresa a se tornar repetível e escalável.

Qual a diferença de uma startup para um pequeno negócio?

Agora vem aquela velha dúvida: então quer dizer que uma pequena empresa pode ser tida como uma startup? Pois a resposta é: se ela não entrega inovação, não

Toda startup precisa entregar algo novo e nunca visto antes no mercado

Porém, é bom ter em mente que empresas tradicionais podem aprender bastante com o universo das startups levando um pouco de inovação para o seu dia a dia e, com isso, se tornando ainda mais competitivo no mercado.

Motivos para lançar uma startup em uma cidade do interior

E no interior? Será que é possível lançar uma startup longe das grandes capitais? Claro que sim!

De acordo com um artigo publicado pela FORBES, o custo mais em conta com a mão de obra, a competição menos acirrada e até os incentivos municipais são alguns dos motivos que fazem das pequenas cidades do interior a nova sensação para quem deseja lançar seu projeto inovador no mercado. 

Por isso, se você não mora em São Paulo ou na região do San Pedro Valley, não se preocupe, pois as chances ainda estão ao seu lado. 

Startups de Ouro Preto

Pronto, agora você sabe o que é uma startup e como criar a sua, seja na capital ou em uma das pequenas cidades do interior do Brasil. Portanto, que tal tirar aquela sua ideia de uma vez por todas da gaveta? 

Curtiu o nosso post? Então aproveite para curtir também a fanpage aqui do Vale dos Inconfidentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo